quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não há TGV??? Não há Aeroporto??? Mas há pistas novas... e mais...


Pista nova - Rally RAC


Vista Geral do estaleiro de obra


Desenho assimétrico do traçado para por à prova os dotes de condução...

É a crise que nos move. Sem TGV (que nos faz falta como pão p'ra boca), sem aeroporto, sem SCUT's, sem subsídios e principalmente sem dinheiro, o que é que nós temos? Que futuro para o Calha?
O ano de 2011 inicia-se cheio de coisas novas, e como não poderia deixar de ser, nada melhor do que um novo traçado para fazer gosto ao dedo está a nascer onde se irá realizar o famoso Rally do RAC, outrora realizado durante muitos anos em Inglaterra, agora transferido para Portugal por iniciativa da FIA. A sigla RAC que inicialmente (1932) tinha o significado de  Royal Automobile Club, passa em 2011 a manter o mesmo formato mas com o significado de  Rally Alfredo Carvalho. O traçado projectado adivinha-se de dificil condução mas a beleza das paisagens e o enquadramento rural da pista, associado a um percurso extremamente técnico farão deste RAC as delicias dos pilotos do Calha. A conclusão dos trabalhos está prevista para o final do mês de Fevereiro, isto se o cronograma de trabalho for realizado sem derrapagens quer de execução, quer financeiras.
Mão-de-obra de Leste a toda a força!!!

Os operários têm tido trabalho intensivo, como se vê na foto, e toda a estrutura logística na base da construção do traçado está a funcionar conforme previsto no programa de trabalhos. Foram já adquiridas 300 árvores, arbustos, cebes e algum silvado para decoração do troço. Foram ainda encomendados vários metros quadrados do famoso "musgo da Penha" (o mesmo dos presépios) para forrar as enconstas do RAC. Numa entrevista dada à SPORT TV, Alfredo Carvalho referiu que está desejoso de ver o seu troço a funcionar, e à medida que o troço vai ficando maior mais vontade tem de o experimentar...

Pódio novo no 2W4

O Circuito Internacional 2W4 continua num crescente de investimentos, tendo sido aplicada recentemente relva em toda a área circundante do traçado, zonas de lazer para os espectadores e ainda um espaço de pic-nic em cima da arca frigorífica onde os pilotos poderão assar umas chouriças e farinheiras. Na última prova foi ainda estreado o novo pódio de grande gabarito, tendo deixado todos os pilotos de boca aberta, a qual foi rapidamente preenchida com o referido chouriço e umas bejecas (não gostamos de espaços vazios).

Novo pódio do Circuito Internacional 2W4

  Repare-se no detalhe das letras fresadas em CAD/CAM aplicadas em alto relevo no muro do pódio

Os números das posições também em alto relevo e de dimensão variável.

A beleza do pódio já no novo relvado do CI 2W4

Referimos ainda que toda a estrutura levou acabamento em Piano Black e um polimento especial em todas as arestas. O muro remata com efeito xadrez e o contorno do lettering através de tonalidade "mate" por fresagem laser. Sem dúvida, uma peça digna de ser vista ao vivo e que nos massaja o ego, especialmente quando ocupamos o lugar cimeiro do referido artefacto.
Relvado no 2W4



O Circuito Internacional 2W4 apresenta-se com um novo figurino com toda a área envolvente devidamente relvada e aparada. A relva veio directamente da China, tendo sido plantada nas encostas de Xangai, debaixo de uma humidade típica da região o que lhe confere uma cor única (era a única que havia no AKI), esperando que a mesma se mantenha por muito tempo. O sistema de rega é "underfloor" importado do Dubai, idêntico ao utilizado nos circuitos equestres daquele país, o que faz com que a mesma mantenha a superfície sempre seca permitindo pistagens sem molhar mão quando é necessário ir mais ao centro do autódromo.
Fotografia tirada o heli que acompanha as provas.

Acrescentamos ainda que o Frascódromo (pista do Frasco para os amigos...) terminou as obras de consolidação de alicerces, betonagem de rampas, electrificação e acabamentos de carpintaria. Está já semeada a relva (esperemos que cresça) e o circuito entra já em fase de acabamentos de acessos e infraestruturas de apoio (fotos no próximo post).

Novos Slotistas

A crise está de tal forma que se juntaram ao Calha dois novos slotistas - Marco Silva e Pedro Novais, engrossando assim a lista de pilotos que actualmente frequentam as pistas do Calha. Na última prova já participaram extra-campeonato, mas avizinha-se que vamos ter dedo....
Marco Silva num momento mais animando e muito colado no Slot...

Calha Slot World Championship



O CSWC chegou ao final da primeira ronda pelos três circuitos, iniciando-se agora a segunda volta estando a equipa Vitor Polivex fortemente destacada, apesar dos protestos das restantes equipas junto da organização por não cumprimento dos regulamentos. No entanto esta segunda ronda avizinha-se mais competitiva já que pelas últimas provas os andamentos foram mais regulares entre todos. A ver vamos....

PS: Sr. Eng. Rui Mota continuamos à espera que nos fale destas e de outras coisas.......

1 comentário:

Mota disse...

Êpá!!

Esperemos que o troço do Alfredo não cresça muito, caso contrário, corre-se o risco de ninguém o querer experimentar....

Um abração malta!!