A FIA, pela figura do seu presidente, Jean Todt, comunicou no passado fim de semana a anulação do CSWC por irregularidades nos carros, tendo uma entrevista dada por Chip Fooze (ver link abaixo), famoso pelas suas criações "Tunning's", revelado participação em acto ilícito em conlúio com alguns elementos do Calha. A revelação destes factos levou a Comissão Disciplinar da FIA a anular todas as competições e dar início a três novos campeonatos. O protesto foi submetido por alguns elementos do Calha, tendo os autores do mesmo indiciado irregularidades como: chassis desbastados no berço do motor, bronzes colados de forma elevada, mudança de autocolantes identificativos dos motores, troca de tampas de motores (caso slot.it de amarelo para laranja), pneus com borrachas não homologadas, entre outras...
Na sequência desta anulação, a FIA resolveu estabelecer novos campeonatos que abrem (reabrem!!!) uma nova temporada de competições, agora controladas e verificadas directamente pela Federação havendo lugar a desclassificação e pagamento de coima. Desta forma iniciam-se agora três novas provas que terão lugar nos 3 circuitos, com uma super especial na final no novíssimo Frascódromo, e com forte regulamentação quanto às mecânicas e preparações dos carros. O Fooze bem pode ficar descansado porque perdeu dos seus melhores clientes. Estes campeonatos contarão com a atribuição de prémios no final que serão, nada mais nada menos do que uns pódios lindíssimos certificados pela FIA (todos os componentes da competição, pódios, regulamentos, marcadores, direcção de provas, comissários, etc. têm certificação FIA para que não haja mais Fooze's no processo) e que serão arrecadados pelos 3 primeiros classificados de cada campeonato. Foi feita a apresentação à imprensa e a prova rainha será o novo campeonato Euro GT Ninco com as máquinas mais arrepiantes que voam sobre os circuitos do Calha e que ficarão com a responsabilidade de serem os novos canhões de potência com propulsores NC-12 a debitarem mais de 400 CV. Os prémios serão os seguintes:
Pódio para o vencedor do Campeonato (note-se a certificação FIA no canto superior esquerdo)
Os pódios em disputa do Campeonato Euro GT Ninco
Note-se que os pódios individuais para este campeonato seguem a linha do pódio do circuito Calha, já que é neste em que os famosos "Ninco GT" revelam as suas mais impetuosas características de competição.
A prova dos saudosistas que também servirá de iniciação aos novos slotistas utiliza as barchetas da década 60/70 da Slot.it e espera-se muito equilibrada dada a homogeneidade dos carros em prova. Apesar de serem admitidos os famosos Alfa 33/3 e o Ferrari 312P, as equipas têm optado pelo Chaparral 2E com a famosa "asinha", carro que parece ter melhor comportamento do que os seus concorrentes.
Os prémios a atribuir (com certificação FIA) para esta classe são os seguintes:
Pódio para o vencedor do Campeonato de Barchetas
Vista geral dos três pódios com imagem do rapidíssimo Circuito Internacional MIG 21
Finalmente e em estreia absoluta, a prova que será uma incógnita para todos os participantes e que despertará a atenção pela novidade e pela beleza dos carros e já agora dos pódios (também com certificação FIA)....... o Troféu Abarth 500:
Troféu para o vencedor desta prova..... um belo expositor
A beleza do conjunto...
Pela técnica do veículo e técnica de condução o pódio do troféu granjeia a imagem do Circuito Internacional 2W4 e promete ser disputado até ao último centímetro de calha...
Outro problema que a FIA resolveu eliminar foi a marcação da posição do carro em calha virtual. Neste contexto, havia sempre o problema de "ficou ali na curva", "saiu próximo da meta" ou "tira daí o carro que confunde quem está em prova", etc. A utilização de marcadores individuais FIA (certificados) obriga à colocação do carro após calha virtual exactamente no ponto de saída, não dando margem para dúvidas. Passamos agora a uma realidade de provas disputadas ao milímetro o que aumenta ainda mais a competitividade das mesmas. Os marcadores têm que ser certificados para que ninguém falsifique o seu posicionamento. Nas últimas provas do Calha no Circuito 2W4 já foram utilizados em fase de teste e revelaram-se eficazes na marcação de posições.
Marcação precisa da saída do carro sem incomodar quem está em prova....
Marcação em qualquer ponto....
Certificação FIA obrigatória
Detalhe de concepção do marcador
Terminamos hoje com as mais belas imagens do novo RAC - Rally Alfredo Carvalho no qual já se realizaram duas provas de estreia, uma de clássicos anos 70 e outra com os saudosos Grupo B. A noite foi animada, mas acima de tudo disfrutamos das belas paisagens a que nos transporta este magnífico traçado.
Aqui ficam as melhores imagens...
A subida para a curva do Penhador.....
Pormenor da curva do Penhador
O Penhador (repare-se no detalhe dos muros e relva envolvente)
A partida da prova...
Um outro detalhe do traçado com muita vegetação...
Uma vista mais geral do troço...
A zona da famosa curva de neve (detalhe do DS no meio da vegetação)
Outra subida sinuosa....
Zona do salto proporciona muitas vezes o "Slot Free Style"...
Grande abordagem no Penhador....
A recta do miradouro, onde se pode parar e apreciar toda a paisagem...
A curva das "Alminhas" onde os despistes são frequentes...
(click na imagem para ler as inscrições na placa do oratório)
Aspecto geral do troço...
Terminamos com uma das primeiras voltas ao RAC ainda em fase de testes, mas que permite ver a necessidade de condução e concentração para se obterem tempos razoáveis...
11 comentários:
decoraçao da pista de rally está 5*****
Temos aberto um departamento de decoração e jardim Slot aberto ao público.
A nossa decoradora está disponível para serviços ao domicílio.....
Aparece para gatilhar Lelo...
Abç
Duas notas importantes em jeito de diplomata.
Fantástico Post Miguel, parabéns.
Circuito RAC, não posso deixar de realçar a fantástica decoração e traçado da pista do Alfredo para ti também e para quem arduamente ajudou Frasco e companhia , parabéns também.
Agora quanto á entrevista feita ao Jean , não sei de quem é a responsabilidade mas a jornalista está muito mal indomada, o 3ª Esq. À muito que deixou de competir comigo é claro que já te estou a ferrar os calcanhares Guerreio… A preocupação do 3ºEsq ( Sousa) é agora o Alfredo e os novatos ….
Esses marcadores dos pilotos trazem detectores de movimento?
Pelo sim pelo não... é melhor que apitem em situações de manuseamento indevido :D
Belo troço de rally... muito bom, mesmo, isso sim, mete mais inveja do que as pinturas misteriosas.
Abraço,
Hugo
O Sousa que se ponha á tabela. Os carros já chegaram e estao a ser preparados não na Bélgica, mas sim no Загафгазија Совет Федератив Сосиалист Республикасы famoso preparador ......
Alguns "diplomatas" para tentar sacudir a pressão para cima de outros, dizem que andam a ferrar os calcanhares do Guerreiro, mas na tabela classificativa isso não se verifica, nem por sombras e agora com os pódios, a coisa vai piar fino.... O outro, aquele da decoração 5**** da pista das alminhas, já pia mais baixinho, pois está a ver o seu colega de trabalho "forreta" a aplicar-se no gatilho. Qualquer dia temos nos ultimos os lugares os seguintes nomes: 6º Marco; 7ª Filipe, 8º Alfredo. É evidente que o 5º lugar está reservado para o 2º Direito, aquele do calçado.... E por aqui me fico e não voltem a pisar-me os calos!!!!
Sousa, não ponhas o proprietário da RAC em 8º lugar. OLHA que ele desiste e vende a mala.... :)
Nova classificação dos últimos 6º Filipe, 7º Marco (que anda a faltar aos treinos), 8º Alfredo (que anda sujeito a muita pressão).
O moço do 2ºdireito parece-me que tem lugar no pódium, se o 200 pistar em condições......
Finalmente alguém com bom senso e uma análise imparcial. Muito bem Carlos, mas deixemos o Sousa e o Alfredo sonhar .Quanti ao 200 que comece a pistar como deve ser e também bem cá para baixo....
Mais uma grande artigo postado pelo Miguel no Calha a Todos. Decoração lindíssima do troço. Como leitor do Blog do calha aqui vai um abraço a toda a equipa.
José da Mota Marques
Pista 5*****!
Parabéns pela v.dedicação e empenho!
Abraços
Enviar um comentário